domingo, 26 de outubro de 2008

Cowboy - Mais um grande projeto desperdiçado...





Mais um caso de desperdício de tecnologia brasileira em prol dos estrangeirismos.
Desenvolvemos o computador de baixo custo para as escolas, que custaria menos de R$ 500, e ele sequer foi mencionado no programa UCPA (Um computador por Aluno) do Governo federal.
Quer saber mais sobre ele? Conheça o Projeto Cowboy através do link abaixo:
Este computador poderia se transformar em um netbook que se transforma em videogame, pois o sistema de deslizamento de tela para se transformar em um e-book foi coisa de gênio.
Textos abaixo retirados do site do projeto:
O projeto foi desenvolvido com base no conceito de "Computação Confortável", que permite uma navegação mais simples, organizada e intuitiva. No sistema operacional, com o objetivo de melhorar as funções multimídia e simplificar as configurações de hardware, foram avaliados vários modelos de software e a melhor combinação encontrada foi modificar uma versão aberta do Windows CE.
O protótipo também dispensa o uso do mouse em função de sua nova proposta ergonômica, onde cada aplicação pode ser acessada por uma única tecla. A dissipação de calor desse produto é de apenas 1 Watt, muito inferior a de um processador tradicional, que gera cerca de 50 Watts de calor, e com isso, também dispensa o uso de ventoinhas.
O custo de produção do protótipo foi de US$ 250 na sua versão mais simples. (...) dependendo do tipo de parceria que seja firmada com a indústria nacional, a tendência é que o preço final seja ainda menor. Isso é possível porque esse 'super PDA' foi totalmente projetado e desenvolvido no Brasil.
Todo o projeto, da placa mãe ao gabinete, pode ser fabricado no Brasil, tanto que já existem produzidas algumas unidades da placa-mãe fabricadas localmente. Além disso, os projetos de hardware, software e design foram desenvolvidos dentro do Centro de Inovação da Unesp, responsável pelo desenvolvimento do "Cowboy" com o apoio das empresas Tecnequip e MSTech. A idealização, o conceito e a execução do novo produto foram coordenados pelo grupo de pesquisas LTIA (Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada) do Departamento de Computação da Unesp de Bauru.
Mais informações sobre o projeto:
Coordenador do LTIA: Prof. Dr. Eduardo Morgado: emorgado@fc.unesp.br
Coordenador de Projeto: Mestrando Daniel Igarashi: igarashi@ltia.fc.unesp.br
Depto. de Computação, Faculdade de Ciências, UNESP-BauruLTIA - Laboratório de Tecnologia da Informação AplicadaTel. (14) 3011-1596http://www.ltia.fc.unesp.br/

Nenhum comentário: