sábado, 21 de novembro de 2009

Cadabra 3D - Engine nacional para games

Após mais de um ano, eis que eu retorno com mais um gênio desperdiçado.

(Texto dirado do site GameDev.log)

Software desenvolvido por brasileiros ajuda aqueles que querem começar a produzir seus games sem precisar de recursos externos

O game engine Cadabra 3D foi projetado para fornecer um jeito fácil e rápido de desenvolver games. O software suporta animação avançada de movimentos humanos, possui controles para som, aceita plugins, ferramentas desenvolvidas por colaboradores e suporte a efeitos especiais, como sombreamento em tempo real e sistema de partículas.

A versão disponível para download é beta, pois o software ainda está em desenvolvimento. Contudo, é possível criar jogos inteiros com o produto. O Cadabra SDK contém tudo o que você precisa para desenvolver seu game: exportadores, ferramentas, plugins, bibliotecas, demos, exemplos de códigos e tutoriais.

Toda a documentação está disponível na área de download do Cadabra3D.org. Apesar da alma do engine ser verde e amarela pois foi desenvolvido por brasileiros, o site e a documentação está em inglês.

O site está em inglês, mas possui um fórum e um wiki em português. Para fazer o download do programa, clique aqui.


O site continua de pé, mas o projeto não recebe mais atualizações, e seu fórum foi invadido por spambots estrangeiros que vendem medicamentos falsificados. O fórum e a wiki em português foram desativados mas seu conteúdo não foi apagado.

Todavia, o programa é open-source, e o download ainda está disponível neste site:
http://www.cadabra3d.org/

Conheci essa engine quando estava atrás de um "maker" para jogos de luta em 3D. O próximo projeto do criador do Cadabra, antes de ele paralisar seu projeto, era justamente um conjunto de ferramentas para fazer um game de luta 3D.

Puta desperdício...